Minicursos

Minicursos - Quinta-feira, 6 de junho - de 09:00 às 12:00:
  • Caixa de Areia – Selene Mazza (psicólogos e estudantes de psicologia);
  • Introdução à Psicologia Junguiana – Luiza Farias;
  • Espiritualidade e Psicologia Junguiana – Ananda Devi Gisneide Ervedosa;
  • Psicologia Analítica Infantil – João Vicente Menescal
Minicursos - Quinta-feira, 6 de junho - de 14:00 às 17:00:
  • Psicologia Analítica e Yoga – Nistai Nascimento;
  • Práticas Clínicas e Alquimia – Evaldo Costa (psicólogos e estudantes de psicologia);
  • Psicologia Junguiana e Modernidade Líquida – André Dantas;
  • Jung e os rudimentos vivenciais da música – Carlos Velázquez.

CAIXA DE AREIA – Selene Mazza (psicólogos e estudantes de psicologia)
Conteúdo: O objetivo do curso é estudar os princípios teóricos básicos de utilização da técnica da caixa de areia em psicoterapia. A Sandplay (caixa de areia) é um dos instrumentos de trabalho mais criativos e significativos no campo da Psicologia Analítica, pois possibilita elementos simbólicos (através do uso de miniaturas) para a prática clínica, seja no âmbito da infância, adolescência, casal e família.
Vagas restantes: 4
Minicurrículo: Psicóloga, doutora em Saúde Pública pela USP, mestra em Saúde Pública pela UECE, pós-graduada em Psicologia Junguiana. Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará e Faculdade Maurício de Nassau.

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA JUNGUIANA – Luiza Farias
Conteúdo: O minicurso propõe realizar uma explanação geral sobre o pensamento de Carl Gustav Jung e sua inserção no contexto histórico-científico, além de abordar conceitos básicos, mas de extrema importância à Psicologia Junguiana. Isso permitirá que o participante adquira uma noção básica sobre a abordagem e seus objetivos.
Vagas restantes: 11
Minicurrículo: Psicóloga Clínica; Especialista em Psicologia da Saúde pela PUC/SP; Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP; Doutoranda em Psicologia pela UNIFOR.

ESPIRITUALIDADE E PSICOLOGIA ANALÍTICA - Ananda Devi Gisneide Ervedosa (CRP 11/212)
Conteúdo: Sonhos, Mandala e Criatividade: ferramentas no processo de individuação
Vagas restantes: 6
Mini currículo: Curadora e Poeta; Dra. em Psicologia Clinica e de Saúde pela Universidade Santiago de Compostela; Pesquisadora do campo da Religião, Espiritualidade e Saúde; Peregrina a locais sagrados; Terapeuta de Freqüências de Brilho.

PSICOLOGIA ANALÍTICA INFANTIL – João Vicente Menescal
Conteúdo: Conhecer o desenvolvimento da criança a partir das posições teóricas de Jung; a criança com uma disposição natural polivalente; os padrões de desenvolvimento, os complexos do “eu”, materno, paterno; as concepções de infância, puer e criança; o trabalho com a primeira infância na visão da psicologia analítica.
Vagas restantes: 21
Minicurrículo: Psicólogo de orientação junguiana, especialista em Psicologia Social e Comunitária. Trabalha no IPREDE – Instituto da Primeira Infância. Membro do Sizígia – Núcleo de Estudos em Psicologia Analítica.

PSICOLOGIA ANALÍTICA E YOGA – Nistai Nascimento
Conteúdo: Jung foi o primeiro psicólogo ocidental a dialogar com a Ioga. Ele construiu assim um caminho frutífero que ajudou a delimitar aspectos importantes na diferenciação entre a psique ocidental e a oriental. De forma provocativa ele nos informa: "Estude bem a Ioga. Você aprenderá um número infinito de coisas com ela, mas não a utilize, pois nós europeus não somos feitos para utilizar sem mais nem menos tais métodos" (C. G. Jung, Psicologia e Religião Oriental, p. 57, §868, Petrópolis: Vozes,1986). Paradoxalmente ele mesmo praticava Ioga e gerou métodos psicoterápicos que são reconhecidamente orientados pelas contribuições da Ioga. Para tentarmos arrazoarmos esse aparente conflito debateremos sobre excertos de textos de autores como Zimmer, Eliade além do próprio Jung.
Vagas restantes: 22
Minicurrículo: Psicólogo Analista. Mestre em psicologia, colaborador do CPLEP-UFC (Círculo de Pesquisas em Lógica e Epistemologia das Psicologias). Orientador em grupos de estudo em psicologia analítica.  Colaborador da ACEPY (Associação Cearense de Pesquisas em Yoga).

PRÁTICAS CLÍNICAS E ALQUIMIA – Evaldo Costa
Conteúdo: A Psicoterapia proposta pela Psicologia Analítica: sua fundamentação teórica e princípios básicos. A relação simbólica entre o processo alquímico e a psicoterapia. A transformação como meta da Psicoterapia.
Vagas restantes: 12
Minicurrículo: Psicólogo clínico de orientação junguiana. Especialista em Gerontologia pelo CETREDE/UFC. Coordenador de Grupos de Estudos em Psicologia Analítica em Fortaleza/CE. Supervisor clínico . Membro-fundador do Labirinto. Criador do 1º Curso de Formação em Psicologia Analítica do Ceará, pelo Labirinto.

PSICOLOGIA JUNGUIANA E MODERNIDADE LÍQUIDA – André Dantas
Conteúdo: Zygmunt Bauman contrapõe a modernidade sólida baseada na ética do trabalho, na proibição coercitiva, na crença da eficácia da ordem, na utopia do progresso e no projeto de revolução coletiva à atual modernidade líquida que dissolveu todas as certezas em fluxos nômades cuja única constância é o permanente estado de mudança. Quais os efeitos subjetivos desse fluxo permanente em que a única certeza advinda de uma escolha parece ser a sensação de perda de inúmeros prazeres possíveis? Qual a posição da psicoterapia em uma cultura onde o sujeito sente culpa não pelo excesso de gozo, mas pela incapacidade de gozar em excesso? Nesse mini-curso discutiremos a maneira como esse nomadismo, aparentemente libertário, utiliza o consumo como ponto de fixação sintomático para orientar o coletivo, fazendo com que a falta de confiança e o medo da perda brusca seja compensado pelos novos prazeres que brilham nas prateleiras do hipermercado global.
Vagas restantes: 19
Mini currículo: Psicólogo clínico de orientação junguiana. Vice-Presidente do LABIRINTO (Laboratório de Individuação e Reintegração da Totalidade). Autor do Livro “Psicologia Dialética: Uma Crítica Interna à Psicologia Junguiana”.

JUNG E OS RUDIMENTOS VIVENCIAIS DA MÚSICA - Carlos Velázquez
Conteúdo: O
 diferencial mais importante da psicologia analítica repousa no seu caráter projetivo. A não centralização no sintoma permite a percepção o humano como um projeto integro e dinâmico. Esta dinâmica, sistematizada ao entendimento sobre conceitos como eu, inconsciente, energia psíquica, enantiodromia, arquétipo, entre outros, é vivenciável nas artes e, particularmente, na música. A proposta aqui colocada é, portanto, a experimentação dos conceitos junguianos na prática musical, sem, para tanto, precisar ser músico.
Vagas restantes: 13
Mini currículo: 
Carlos Velázquez Rueda é originário do México, onde, na Universidad de Guadalajara, graduo-se como Instructor de Música. Em 1986, bolsista do governo espanhol, cursou um aperfeiçoamento em música espanhola e entre 1987 e 1996 completou os programas de mestrado e doutorado em Música Antiga no Concervatoire National de Musique du Raincy, na França. Professor da Unifor, atua nas áreas de Estética, Semiótica, História da Arte e Mitologia. Coordena, na Unifor, o grupo de pesquisa MITHO - Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem.

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